Agende: (21) 971 80 03 30

clinica-odontologica
''Construindo sorrisos e parcerias''
sorriso
''Sorria, agradeça, não tenha medo! Faça acontecer''
Franciele Almeida Grossi
dentista
''Nosso projeto é tirar sorrisos das pessoas''
odontologia-estetica-reabilitacao-oral
''A confecção da prótese estética faz do protesista
um verdadeiro criador de joias''
implantodontia-cirurgias-avancadas
''A substituição da estrutura perdida faz do
cirurgião um arquiteto de autoestima''
Slider

Retração Gengival Também Pode Afetar Bocas Saudáveis

Você pode ter uma boca saudável e bons hábitos de higiene bucal e, ainda assim, sofrer de um problema chamado retração gengival – quando o tecido gengival se retrai, expondo a raiz do dente. As implicações deste problema vão desde o aparecimento da sensibilidade, cárie cervical – uma espécie de lesão típica na raiz dos dentes – e perda dos dentes nos casos mais graves.

A retração gengival ocorre quando a margem da gengiva se afasta da coroa do dente. Uma das principais causas da retração é o mau posicionamento dentário, ainda muito cedo, a partir dos 10 anos de idade, período onde os dentes definitivos começam a se estruturar.

A hereditariedade é um outro fator. A pessoa pode simplesmente ter o tecido gengival fino, frágil ou insuficiente. Outras causas da recessão incluem escovação agressiva ou excessiva, trauma aos tecidos gengivais e doença periodontal. Quando uma retração de menor proporção é ignorada, o desenvolvimento da retração e perda óssea ao redor do dente é provável. Os métodos de tratamento variam de acordo com o tipo e gravidade da retração.

Cirurgia de enxerto de tecidos moles (chamada de enxerto gengival) e outros procedimentos ajudam a criar mais gengiva inserida para prevenir a progressão da retração gengival e auxiliar na regeneração e restabelecimento a cobertura da raiz.

Se a retração for causada por doença periodontal, o primeiro passo normalmente envolve uma limpeza especial, chamada de raspagem e alisamento radicular. Para muitos pacientes, esse tratamento – associado a uma excelente higiene bucal em casa e avaliações regulares – pode ajudar a estabilizar o problema periodontal e prevenir futuras perdas gengivais.

O que podemos fazer por você

A Ferreira Pinto Odontologia é referência quando o assunto é reabilitação oral e saúde bucal. Investe na qualificação profissional da sua equipe com o objetivo de praticar uma odontologia atualizada, moderna, acessível e, acima de tudo, humana. A tecnologia de alto padrão, aliada às melhores técnicas faz com que os procedimentos sejam confortáveis e seguros do início ao fim.

Fonte:
https://goo.gl/LhVWfo

Deixe um comentário